segunda-feira, junho 25, 2018

Alvaiázere, em Set.: Colóquio Práticas Funerárias e Atitudes perante a Morte na Região Centro

Apresentação do colóquio pelo presidente da Junta de Mação de Dona Maria, Eduardo Laranjeira Craveiro:
“No âmbito mais vasto de um plano de preservação e musealização do Cemitério Antigo de Maçãs de Dona Maria, a Junta de Freguesia decidiu-se a promover o Colóquio "Práticas Funerárias e Atitudes perante a Morte na Região Centro, da Pré-História ao presente: Arqueologia, História, Arte e Antropologia".
A partir deste evento intentar-se-á criar um espaço permanente de abordagem desta temática na vila de Maçãs de Dona Maria, realizando colóquios bienais ou trienais e editando uma publicação periódica que permita divulgar os conhecimentos adquiridos.
Cronologicamente, este primeiro colóquio abrange o vastíssimo período que se estende desde as primeiras manifestações funerárias pré-históricas até aos dias de hoje.
Salvo comunicações acerca de experiências museológicas de cemitérios ou sobre turismo funerário, este primeiro colóquio restringe-se, geograficamente, à região centro de Portugal, incluindo-se aqui os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém e Viseu.”
O colóquio realiza-se a 22 e 23 de Setembro de 2018, na vila de Maçãs de Dona Maria (Alvaiázere).
A inscrição tem o valor de 5 euros.
O prazo de entrega de resumos é 30 de Junho.
 Por: Sónia Isidro