segunda-feira, agosto 13, 2018

Livros sobre COUROS ARTÍSTICOS

Duas obras impressas que marcam o estudo da arte - única - do guadameci.

O que é o guadameci?
"Criada no al-Andalus e desenvolvida na época tardo-medieval, a técnica decorativa sobre couro fino denominada guadameci foi usada na criação de cobertas de parede, retábulos, frontais de altar, coxins, cobertas de estrado e calçado. O guadameci implica cobrir a pele com folha de prata, pintura a óleo (floral, devocional, heráldica), douramento com um verniz peculiar, e texturação. A mudança de modas e gostos, com o Renascimento, eliminou os “panos d’armar” e os frontais de “imaginária”, levando à extinção de oficinas e remetendo esta manufactura a um esquecimento não merecido."


PELE COM PELE, TRANSFIGURAÇÃO & TRANSCENDÊNCIA (edição português-inglês) desvenda as indagações e criações em couro de Ana Caldas e Franklin Pereira, revivendo o mais luxuoso método de trabalho da época medieval peninsular: o guadameci.

DE CÓRDOBA PARA PORTUGAL: EL COMERCIO DE GUADAMECÍES EN EL SIGLO XVI foca-se em três contratos de venda de guadamecis para Portugal, datados de 1515, 1525 e 1552, do Arquivo Provincial de Córdova. Franklin Pereira revela as modas sumptuárias de nobres e réis, acrescentando um diálogo entre os regimentos do ofício noutros centros ibéricos (Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilha e Lisboa).