sábado, novembro 11, 2017

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Foto: SI

A UNESCO disponibiliza com a Biblioteca Digital Mundial um notável acervo de Património da Humanidade em forma de textos, mapas, fotografias, gravações de som e/ ou imagem; procurando desta forma promover a consciencialização intercultural, contribuindo para ampliar a disponibilidade universal de recursos didáticos e de elementos valiosos para a pesquisa académica em vários idiomas.
Os tesouros agora acessíveis incluem o Hyakumanto darani (764), documento japonês considerado o primeiro texto impresso da história da Humanidade.
Cada preciosidade é acompanhada por uma breve explicação, de conteúdo e de significado, em sete idiomas selecionáveis: Português, Árabe, Chinês (HAN simplificado), Espanhol, Francês, Inglês e Russo.
A Biblioteca Digital Mundial foi iniciada com 1200 documentos, digitalizados e incorporados no seu idioma original, com posterior síntese explicativa nos sete idiomas oficiais. Mas esta biblioteca foi pensada para receber um número ilimitado de documentos. Aqui é possível descobrir relíquias culturais de todas as bibliotecas do mundo. 
Por: Sónia Isidro