terça-feira, dezembro 19, 2017

Cadernos “Conhecer Conservar Valorizar” regressam com “Quo Vadis?”

Integra a coleção do Museu de Lamego desde a sua criação. Foi sendo relegada para as reservas, sujeita a várias tentativas falhadas de restauro e a várias intervenções que se revelaram desastrosas para a sua conservação. Falamos da pintura portuguesa do século XVI “Quo Vadis?”, restaurada em 2017 e apresentada ao público no dia 5 de abril, data do centenário do museu. Depois do restauro e da sua integração na exposição permanente, chega agora a vez de tomar a forma de publicação online. O número 2 dos Cadernos “Conhecer Conservar Valorizar” aborda a pintura “Quo Vadis?” em todas as suas vertentes e volta a apostar no caráter multimédia, integrando uma reportagem vídeo sobre o processo de restauro.

“Conhecer Conservar Valorizar”(CCV) é um projeto de fundraising iniciado em 2011 com o objetivo de sensibilizar o público para as necessidades de conservação das coleções museológicas e, através de doações anónimas, gerar as receitas necessárias ao seu restauro. Ainda no seu primeiro ano, permitiu desde logo o restauro da gravura “Alegoria a África”, que viria a preencher em 2014 a primeira edição dos Cadernos “Conhecer Conservar Valorizar”. Ainda em 2012, a APOM - Associação Portuguesa de Museologia distinguia o projeto com o Prémio Melhor Intervenção em Conservação e Restauro.

É no seguimento dessa lógica que surge agora o número dois desta publicação online, cujo caráter multimédia favorece uma maior abrangência de públicos, ao mesmo tempo que propicia uma maior proximidade com todo o processo que envolveu o restauro da pintura “Quo Vadis?”, que teve tanto de complexidade como de desafio.

E é exatamente o processo de redescoberta desta pintura, cujo restauro foi suportado pelos donativos anónimos do público e pelo mecenato empresarial da Sogrape, através da sua marca Grão Vasco, e da Six Senses, que ocupa as mais de 150 páginas do segundo número dos Cadernos “Conhecer Conservar Valorizar”.


De acesso livre, os Cadernos “Conhecer Conservar Valorizar” estão disponíveis em www.museudelamego.gov.pt.