sexta-feira, outubro 20, 2017

HeritageCare


Celebrando um ano actividade e movido pelo lema “Prevenir é melhor que remediar” (“Prevention is better than cure”), o projecto HeritageCare tem como objetivo principal a implementação de uma metodologia integrada e sustentável para a conservação preventiva e manutenção do património histórico e cultural no espaço Sudoeste Europeu, integrando três países: Portugal, Espanha e França.
O projeto HeritageCare vai procurar desenvolver e implementar, ao longo dos três anos de duração, uma estratégia de monitorização e inspeção periódica de edifícios, originando relatórios de inspeção com recomendações e aconselhamento aos seus proprietários.
O projecto é liderado pela Universidade do Minho e envolve oito parceiros beneficiários e onze parceiros associados nos três países.
Em Portugal, são parceiros beneficiários a Direcção Regional de Cultura do Norte e o Centro de Computação Gráfica. Em Espanha, a Universidade de Salamanca/Escola Superior Politécnica de Ávila, o Instituto Andaluz do Património Histórico e a Fundação Santa Maria la Real do Património Histórico. Em França, as Universidades de Limoges e de Clermont Auvergne.
O projecto HeritageCARE é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa Interreg-SUDOE com um compromisso financeiro total de (Euro) 1.686.282,82 €.


Por: Sónia Isidro